10.2.06

deFORMAÇÕES

Estas imagens são das telas que fiz para minha exposição de conclusão de curso, intitulada deFORMAÇÕES. Segue abaixo o texto de apresentação:

A palavra Moral significa o “conjunto de valores como a honestidade, a bondade, a virtude etc., considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens”, segundo o dicionário Houaiss. Essa pequena palavra parece ter perdido a importância, e a grandiosidade do seu significado ter sido reduzida ao esquecimento. Junto com a Moral, a Ética também segue o mesmo rumo em direção ao desuso.
Observando esse fenômeno, os jovens naturalmente mais sensíveis às influências externas, são os que com maior intensidade expressam a evidente degeneração do caráter. Individualismo, materialismo, solidão, depressão, ganância... Palavras que parecem reger o modo de vida no mundo.
Para tentar transformar essas minhas percepções e incômodo em impressões visíveis, tentei retratar as deformações de caráter através de deformações físicas. Em cada ambiente e em cada um de nós, mas sobretudo entre os mais jovens, estas deformações se manifestam. Essas situações imaginadas podem ser acompanhadas nas obras desta exposição, que leva o título deFORMAÇÕES.



Título: Pedofilia em Ré Menor
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 170cm X 120cm
Ano: 2005




Título: Brincadeiras Sentenciadas
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 120cm X 80cm
Ano: 2005




Título: Jennifer e Carlos Sonso
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 95cm X 80cm
Ano: 2005




Título: Márcia, Grotesco e Silvia no Parque
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 80cm X 80cm
Ano: 2005




Título: Ana, Cavala, Joana e América
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 110cm X 80cm
Ano: 2005




Título: Alberto Acha que Sabe Demais
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 180cm X 120cm
Ano: 2005




Título: Domingo na Rua da Vaidade
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 113cm X 80cm
Ano: 2005




Título: Perversa aos Três meses
Técnica: Impressão digital sobre lona tensionada
Dimensões: 120cm X 120cm
Ano: 2005

5 comentários:

paulinho disse...

Já garanti a minha tela! Corram pois já está quase tudo vendido. Grande exposição!

Anônimo disse...

Ê, menino talentoso esse, viu?

Soza disse...

Diga Maurição. Estava bastante curioso pra ver suas obras de conclusão de curso. Parabéns. Sou seu fã, vc sabe disso.
Pela quantidade de trabalhos vc fez a disciplina Pratica Profissional com Fernando Pinto (aquele FDP, professor mais despresivel da EBA). Vc teve algum embate com aquela coisa conservadora????
Mas vamos ao que interessa. Achei interessante o suporte e gostaria muito de ver os trabalhos ao vivo. Devem ser sensacionais.
Mas fiquei pensando sobre um ponto no seu texto. Será que as pessoas que tem algum tipo de deformidade física não poderia interpretar o conceito concebido(fazer uma alusão a deformidade de caráter com a física) para a obra como algo pré-conceituoso?

Se tivesse dinheiro garantiria a minha tbm. Seria "Brincadeiras Sentenciadas" (Paulino,não foi esse que vc comprou,foi????).

Abração

Maurício disse...

Obrigado a todos! Esse foi um trabalho muito suado, e sem a ajuda de Camila, nunca teria conseguido.

Chico, achei interessante a questão que você levantou, mas acho que nã dá margem ao preconceito pelo seguinte fato: as deformações que aparecem nos quadros são bem surreais ou irreais, como a menina com cabeça de cavalo ou a criança com uma cara de lampréia. A maioria possui uma expressão quase "demoníaca". Por essa razão acho que elas não afetam nem identificam pessoas com algum tipo de deformidade física "real".

Valeu pela força! Abraço!

P.S. Você ainda tem chance Chico! "Brincadeiras" ainda está comigo.

Soza disse...

Maurição, me passe os preços de todos os trabalhos que tem ainda disponivel com fotos que dê uma ideia melhor da dimensão do trabalho para causar mais impacto(vc ao lado das obras por esemplo). Vou ver se alguns dos clientes que tenho ficariam interessados nos trabalhos. Peço pra que eles visitem o blog mas alguns são bem preguisosos...hehehehe.
Me passe tbm todos os seus contatos (os e-mails e telefones). Vou tentar fazer o meio-campo e peço, caso queiram comprar, que entre em contato contigo.
Abração